como começaram os red carpets?

quem está brilhando nos tapetes vermelhos agora é a nossa Fernanda Torres, mas essa história começa lá na Grécia Antiga!!

first things first

Hi, besties!

Como vocês estão nesse pós-Carnaval 🎉? Vivas? É o que dizem: agora, o ano 📅 realmente começou!!

Mas, por mais que o ano só tenha de fato começado agora rs, já tivemos temas nacionais de extrema relevância para marcar 2025 - dentre eles, claro, o filme Ainda Estou Aqui 🎬 e a performance brilhante da Fernanda Torres 🎭. Não sei você, bestie, mas esse tem sido um assunto bastante presente no meu feed e nos meus pensamentos 💭!!

Comedia Fernanda Torres GIF by globoplay

Com a aparição da nossa Fernandinha em tantos red carpets 📸 nos últimos tempos, me peguei pensando: de onde será que surgiu a tradição dos tapetes vermelhos, que é tão importante para o universo fashion 💃? 

Dito isso, pega seu cafézinho ☕ pós almoço e vamos ao que interessa:

fernandinha dando o nome nos red carpets

Antes de falar de história, bestie, resolvi trazer aqui um recap de alguns dos (muitos) lookinhos usados pela Fernanda Torres nos tapetes vermelhos (ou de outras cores, rs) durante a divulgação 📰 e as premiações 🏅 do filme Ainda Estou Aqui. 

A atriz 🎭 tem como marca registrada optar por looks minimalistas e elegantes, e confesso que eu sou totalmente apaixonada por essa estética. Ela entrega effortless chic 🤩, vocês não acham??

Fernanda é uma pessoa discreta, minimal. Então, buscamos looks que traduzam essa essência quase que espiritual dela, que tenham essa coerência com a pessoa que ela é.

Antonio Frajado, stylist de Fernanda Torres, em entrevista para a Vogue.

Ficou curiosa?? Então espia aqui embaixo 👇, bestie! O último certamente é my personal favorite 💝!!

Golden Globes: Fernanda Torres de Olivier Theyskens couture

Imagem: Vogue.

48ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo: Fernanda Torres de Max Mara

Imagem: Vogue.

81º Festival Internacional de Cinema de Veneza: Fernanda Torres de Herchcovitch; Alexandre

Imagem: Vogue.

2024 BFI London Film Festival: Fernanda Torres de Bottega Veneta

Imagem: Vogue.

Festival de Cinema de Toronto: Fernanda Torres de Marc Jacobs

Imagem: Vogue.

Governors Award 2024: Fernanda Torres de Dior

Imagem: Vogue.

Festa anual da W Magazine de melhores atuações do ano: Fernanda Torres de Heirlome 

Imagem: Vogue.

Santa Barbara International Film Festival: Fernanda Torres de Chanel

Imagem: Vogue.

Oscar 2025: Fernanda Torres de Chanel

Imagem: Gshow.

Desfile de alta-costura verão 2025 da Chanel: Fernanda Torres de Chanel

Imagem: Vogue.

Depois dessas fotos, fica escancarado que essa mulher é sinônimo de elegância 💁‍♀️!!

let's talk fashion and lifestyle

red carpet treatment

Assim como eu, provavelmente você faz uma associação 🤝 direta entre tapetes vermelhos 📸 e eventos glamourosos no mundo do entretenimento - como o Oscar e o renomado Met Gala. Mas, o red carpet nem sempre foi assim! Para entender essa história, precisamos voltar 2.480 anos, até os tempos da Grécia Antiga, e usaremos os estudos da WWD 📚 como referência.

GIF by The Academy Awards

A história mais popularmente conhecida e aceita sobre a origem dos tapetes vermelhos está na peça 🎭 "Agamemnon", de Ésquilo, escrita em 458 a.C., onde o rei 👑 Agamemnon é recebido com um tapete vermelho ao retornar da Guerra de Tróia. Na peça, o rei hesita em caminhar sobre o tapete, considerando-o um privilégio dos deuses.

Imagem: Egypt Today.

Mas, por que a cor vermelha?

Antes do vermelho, existia o roxo 💜. Considerada uma cor rara devido ao seu pigmento caro 💸, o “roxo tirano” foi descrito como a cor real 👑 após a queda do Império Bizantino em 1453. “Não se esqueça de que essas cores podem ser bastante próximas, pois o ‘roxo tirano’ tinha um tom avermelhado”, explica a Dra. Elizabeth Castaldo Lundén, autora de "Fashion on the Red Carpet: A History of the Oscars, Fashion and Globalisation"  e pesquisadora Sweamfo na School of Cinematic Arts da Universidade do Sul da Califórnia. 

Na era Elisabetana (1558–1603) na Inglaterra, a cor roxa foi oficialmente declarada como real por meio de uma legislação 👨‍⚖️, sendo reservada exclusivamente para a realeza 👑.

Rainha Elizabeth I usando a cor roxa. Imagem: Aventuras na História.

Essas eram chamadas de Leis Suntuárias, que regulavam quais cores, tecidos e roupas podiam ser usadas por diferentes classes sociais na Inglaterra.

explicou Lundén, em tradução livre.

Com o tempo ⏳, a cor roxa foi se tornando mais e mais avermelhada e, no século XIX, ela já era considerada um símbolo de status 💰. 

Ao longo dos séculos, o tapete vermelho manteve sua associação com poder e prestígio 💁‍♀️.  No século XIX, ele começou a ser utilizado em eventos formais 🕴 para dignitários e figuras importantes. Lundén afirma que o “tratamento do tapete vermelho” (famoso “red carpet treatment”) pode ser encontrado em jornais americanos pelo menos desde os tempos da Sociedade Elegante (1821 a 1861). 

O tapete vermelho chegou à sociedade moderna com aristocratas europeus que queriam manter certas tradições que destacavam seu status social 💸. Tornou-se uma prática amplamente difundida nos círculos sociais 👩🏻‍🤝‍👩🏻, sendo usado em eventos como casamentos 👰, bailes e recepções. Isso não era um acontecimento modesto, mas um verdadeiro espetáculo, com carruagens chegando, multidões curiosas assistindo 👀 e até a imprensa cobrindo 📸 alguns desses eventos. Essas descrições podem ser encontradas nos jornais.

diz Lundén, em tradução livre.
Mas, e em Hollywood?

No contexto do entretenimento, o tapete vermelho foi introduzido em 1922, durante a estreia do filme "Robin Hood" 🏹 no Egyptian Theatre, em Hollywood ⭐. A partir de 1961, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas adotou oficialmente o tapete vermelho nas cerimônias do Oscar, consolidando-o como símbolo de glamour e elegância. 

Imagem: Filmow.

O motivo? O tapete vermelho foi uma tentativa de tornar Hollywood mais apresentável para a sociedade. 

“Hollywood era o epítome da decadência, e o cinema não era visto como uma forma de arte, mas como um entretenimento barato para as massas, mais associado a um circo do que a uma casa de ópera”, explicou Lundén, em tradução livre. 

Embora o primeiro Oscar tenha sido realizado em 1929, a cerimônia só se tornou um evento midiático 🍿 público em 1944. Ao longo dos anos, a premiação contou com diferentes estruturas de tapete vermelho, mas a primeira cobertura oficial 📽 ocorreu em 1961, com Bob Hope dentro do Santa Monica Civic Auditorium. Em 1964, o tapete vermelho começou a ser filmado do lado de fora do local, mostrando as estrelas ⭐ chegando em suas limusines.

Cerimônia de Oscar em 1961. Imagem: Santa Monica Public Library's Local History.

🌎 When worlds collide

Foi uma simples pergunta que transformou os red carpets importantíssimos para a moda: “who are you wearing?” ou, em português, “quem você está vestido?”.

Em 1994, Joan Rivers cobriu 🎤 o tapete vermelho do Globo de Ouro e fez uma pergunta simples aos convidados: “quem você está vestindo?”. Desde então, a moda 💃 se tornou uma parte essencial de todos os eventos de tapete vermelho e uma verdadeira vitrine para criar desejo 😍 no consumidor.

Joan Rivers Comedy GIF by TV Land Classic

Após décadas de estreias de filmes e coberturas de premiações na televisão 📺, Melissa Rivers (filha de Joan Rivers) disse acreditar que o público agora está mais “educado” quando se trata de moda 💃 no tapete vermelho.

As pessoas hoje têm uma compreensão muito maior da moda como arte do que antes. Ninguém realmente pensa que, você sabe, as roupas simplesmente saem de uma fábrica... Acho que as pessoas passaram a entender muito mais a moda como uma forma de arte. E isso é maravilhoso.

Melissa Rivers, em tradução livre.

Eu não sei você, bestie, mas eu amei 💝 descobrir toda a história por trás dos red carpets!!

on my radar

other cool stuff para ficar de olho

Depois de tanto falarmos sobre red carpets, fui pesquisar 🔍 mais sobre os melhores looks ever na história dos tapetes vermelhos e me deparei com uma matéria 📖 bem legal!!

A Vogue (2025) reuniu seus editores (atuais e antigos) para criar uma lista dos melhores looks já usados na história do Oscar!! Por mais que eu não ame algumas das criações apontadas, foram nomeados outfits de cair o queixo 😍

Talvez eu mude de opinião amanhã hahaha, mas, em um primeiro olhar 👀, meu favorito foi Marion Cotillard de Jean Paul Gaultier em 2008, ano em que ela venceu a categoria de Melhor Atriz pelo seu papel como Edith Piaf em La Vie en Rose 🌹.

Imagem: Vogue.

Mas me conta, bestie: depois de olhar a lista, qual desses outfits icônicos foi o seu preferido 💖?

cool girls don't keep secrets 

share your best buy

Confesso que estou até me sentindo repetitiva com essa dica…. Mas, é que não tem como falar de red carpet sem falar de um dos meus produtos preferidos 💝 da vida: o “Red Carpet Glow”, da Skelt. 

Glowing Tonight Show GIF by The Tonight Show Starring Jimmy Fallon

Esse produto nada mais é do que um iluminador corporal , que te traz aquela sensação de glow up instantâneo antes de qualquer evento (seja red carpet, ou não rs). Eu sinceramente não sei o que você está fazendo da sua vida se ainda não se tornou adepta a esse produto, bestie!!

Até quinta-feira, bestie <3 

Stay cool

Ano Novo Agradece GIF by Banco Itaú

Reply

or to participate.