• click cool
  • Posts
  • vamos falar sobre a london fashion week?

vamos falar sobre a london fashion week?

first things first

Hi 👋, besties, como vocês estão? 

Desde que voltei de NYC 🗽, minha vontade é literalmente só falar sobre isso - mas com o fim da Semana de Moda de Londres 💂‍♂️, a Semana de Moda de Milão 🍕 a todo vapor e a Semana de Moda de Paris 🥖 batendo na porta, não podemos ficar paradas no tempo ⏳. 

Dito isso, vamos falar sobre Londres (y otras cositas más?):

london fashion week

Essa edição da London Fashion Week (LFW) não é "qualquer uma" não: afinal, foi celebrado seu aniversário 🥳 de 40 anos! Legal, né??

Nesta temporada, celebraremos a criatividade, as comunidades e a cultura que tornam o Reino Unido único e consistentemente a inveja do mundo. Encerramos nosso 40º aniversário com uma programação vibrante de eventos e ativações."

Caroline Rush, CEO do British Fashion Council (BFC) em entrevista para a Vogue em tradução livre

Dito isso, é mais importante do que nunca ficarmos de olho 👀 nas tendências que apareceram nessa fashion week 💃! Vamos descobrir as top 5 juntas, bestie? Segue o fio: 

🌈 Beads pra todo lado 

Com a tão falada tendência da birkinificação das bolsas 👛, já sabemos que as beads estão em alta: and now it's coming for your clothes! 

No streeststyle da LFW, as miçangas nas bolsas entregaram tudo: mas, nas passarelas, quem chamou a atenção foram os penduricalhos nos looks

Desfiles da Chet Lo, Richard Quinn e Ahluwalia na LFW SS25, respectivamente. Imagens retiradas do The Zoe Report. 

🧺 Esqueci meu casaco em casa e tive que pegar um emprestado

Essa é exatamente a vibe que essa trend me passa - e eu, particularmente, não sou a maior fã. Vindo como uma variação do antigo (e icônico) Hi-Lo, aqui vemos itens de luxo sendo combinados com peças chill ✌️. 

Desfiles da Erdem, Burberry e Tove na LFW SS25, respectivamente. Imagens retiradas do The Zoe Report. 

👙 Lingerie is the new black

E finalmente voltamos para a trend de que é aceitável (e fashionista) sair pelas ruas com sua lingerie à mostra. Desde micro shorts e cuecas boxers (que contei para vocês que são uma super tendência em NYC), até sutiens de renda, as roupas íntimas dominaram as passarelas de Londres. 

Desfiles da 16Arlington, Nensi Dojaka e Erdem na LFW SS25, respectivamente. Imagens retiradas do The Zoe Report e Fashionista.

😎 Double-waist is cool 

Seguindo a vibe das lingeries à mostra, o double waistband - que é uma tendência que vemos no Brasil há tempos - veio com tudo na LFW. Acho essa trend a cara do streetstyle!!

Desfiles da Kent & Curwen, Knwls e Mark Fast na LFW SS25, respectivamente. Imagens retiradas do Fashionista.

👗 O balonê continuará entre nós 

Para as haters do balonê, tenho uma péssima notícia: ele continuará entre nós nas próximas estações (e confesso que eu aprendi a amar essa polêmica tendência).

Desfiles da Bora Aksu, Simone Rocha e Yuhan Wang na LFW SS25, respectivamente. Imagens retiradas do Fashionista.

Qual dessas é sua preferida, bestie? Confesso que o balonê ganhou meu coração <3

pergunta das besties

Bestie, o que você acha da decadência da Burberry? Pensei nisso porque acabamos de presenciar uma edição icônica da LFW e essa é uma das principais grifes do UK!

Hi, bestie <3 Primeiramente, adorei sua pergunta e o quanto você está antenada 👀 nas notícias - orgulho da click cool!! 

Para começar a responder essa questão, não poderia deixar de dizer que sou fã da marca e tudo que ela representa - confesso que sou suspeita para falar do UK no geral, acho chique a tradicionalidade que eles conseguem manter, com um toque de modernidade. 

Mesmo usando minha maxi bag 👜 da Burberry praticamente todos os dias, não podemos negar o inegável: a grife está, sim, passando por poucas e boas 📉. Além de suas ações na bolsa terem despencado e a empresa ter sido retirada da lista "Footsie 100" das maiores empresas, a dança das cadeiras 🪑 na marca já foi tema de algumas notícias aqui na click cool - na qual seu ex diretor-geral de apenas dois anos no cargo, Jonathan Akeroyd, foi demitido e substituído por Joshua Shulman, que já foi diretor executivo na Michael Kors, Coach e Jimmy Choo (haja experiência, né??)

Mas li uma matéria no Fashion Network e concordo plenamente com o que foi dito por seu jornalista, Godfrey Deeny: não há time executivo que salve uma marca quando seu produto no ponto de venda não agrada o consumidor final. 

O diretor criativo da Burberry, Daniel Lee, tem um talento inquestionável 👑 - no entanto, a coleção primavera-verão 2025 apresentada nesta London Fashion Week não teve um "fator uau" . Como vocês muito bem sabem, eu sou grande fã de cores e cortes atemporais - e isso absolutamente não faltou no desfile - mas, para um momento crítico da marca, realmente ficou faltando algo que brilhasse os olhos. Para você entender melhor do que estou falando, pode ver a coleção completa clicando aqui e meus looks favoritos abaixo 👇

Desfile da Burberry SS 25 na London Fashion Week. Imagens retiradas do Fashion Network.

Segundo Godfrey Deeny, até mesmo o final do desfile não teve um "fator uau", fazendo com que os convidados ficassem confusos e apenas alguns deles - ou nenhum - aplaudissem 👏

Vamos acompanhar os próximos lances do time executivo recém-contratado e torcer para que a grife dê a volta por cima - afinal, uma marca nascida em 1856 tem uma história e repertório inexplicáveis. 

Espero ter respondido sua pergunta, bestie! E você que ainda não participou do bloco pergunta das besties, segue a click cool no insta e manda a sua pergunta na caixinha da próxima semana <3

mito ou verdade?

No mundo atual, em que as redes sociais 📱 reinam e as trends vêm e vão com tanta rapidez 🏃‍♀️, até que ponto as fashion weeks realmente impactam?

Me peguei pensando sobre essa questão muitas vezes nesses últimos tempos - e pensei que poderia render um bom bloco de "mito ou verdade?", talvez um pouco menos prático do que estamos acostumadas. 

Já falamos aqui na click das diferenças entre tendência, moda e modismo. Um breve recap 🔙 pra você que perdeu os capítulos dessa história:

Enquanto uma tendência é assumida como a mentalidade emergente e dominante de determinado tempo 🕰 e NUNCA se resuma a um produto, a moda é incorporada de forma consciente à rotina diária e está vinculada à tendência, mas não acarreta em uma mudança de comportamento. Por fim, o modismo é a incorporação de produtos 🛍 em nossas vidas sem nem mesmo entender porquê, e eles não têm relação com a mentalidade emergente e dominante de determinado tempo. É completamente "x" e o que muitas vezes nos referimos como "trend" nos dias de hoje. 

Acontece que os grandes designers e grifes costumam fazer suas coleções de forma bastante congruente à mentalidade emergente da época - as famosas tendências. Vamos pegar como exemplo o double-waist, que apareceu como highlight da LFW 💂‍♂️ por aqui hoje: ele é um desdobramento de uma grande tendência que vivemos no mundo atual, a nostalgia. Por isso, é considerado moda, e não modismo: afinal, temos uma explicação bastante antropológica dos motivos dessa peça aparecer com recorrência nas passarelas. 

Com isso em mente, é indiscutível a influência das semanas de moda em nosso dia a dia - afinal, os fast fashion ficam ligadíssimos nesses eventos para entender o que deve estar presente em suas lojas nos próximos tempos. 

E acho que é justamente aqui que mora o x da questão: se antes as tendências que aparecessem nas fashion weeks primavera-verão 2025 (as que estamos assistindo agora) eram de fato incorporadas apenas nessa estação ☀️ (ou seja, de março a agosto do ano que vem), agora tudo acontece em um ritmo muito mais acelerado 🏃‍♀️

Isso ocorre por conta de alguns pontos: o primeiro deles, claro, sendo as redes sociais 📱. Afinal, nos dias de hoje nosso acesso aos desfiles é imediato, uma vez que a grande maioria é gravado em formato de live 🎥. Mas as tecnologias também interferem de outras formas: através da rapidez de produção 🏭 dos fast fashion, fazendo com que as tendências sejam incorporadas de forma muito mais ágil. Tenho certeza de que se você pisar na Zara pouco tempo depois das fashion weeks, já encontrará de tudo por lá. 

Pense que o mais tradicional é que as marcas produzam 4 coleções ao ano: primavera-verão, outono-inverno, cruise (ou resort) e de fim de ano (aquela especial para as festas de Ação de Graças, Natal, Ano Novo, etc). Usando a Zara como exemplo, a fast fashion  já chegou ao número insustentável de 24 coleções anuais (Projeto Draft, 2023). Vocês tem noção disso?!?!

Outro ponto importante a ser analisado é o aquecimento global 🌎: no mundo inteiro, mas, principalmente em países como o Brasil 🇧🇷, as estações não estão mais bem definidas, e temos quase que "dias isolados com climas isolados". Hoje, por exemplo, fazem 30ºC 🥵 em SP em pleno setembro, enquanto ontem chegamos a 13ºC 🥶. Sendo assim, o conceito de coleções "primavera-verão" e "outono-inverno" quase não fazem mais sentido em nosso país, fazendo com que todas as tendências possam ser incorporadas quase que simultaneamente. Na última news mesmo contei para vocês que, mesmo sendo uma fashion week de primavera-verão, as capas 🧥 apareceram com tudo em NYC. 

Sendo assim, as fashion weeks são inegavelmente extremamente influentes na moda mundial - por estarem ligadas ao zeitgeist - mas as barreiras entre as coleções certamente estão confusas, assim como a velocidade 🏃‍♀️ de incorporação das tendências está acelerada e quase que simultânea entre as grifes e o fast fashion

on my radar

other cool stuff para ficar de olho

  • 🤝 Tô totalmente viciada nessa parceria entre a Simone Rocha e a Crocs na LFW (you can't tell me Crocs aren't cool now); 

Imagem retirada do Jing Daily

  • 👨‍🦯 Vem descobrir como a Chet Lo fez seu desfile na London Fashion Week ser inclusivo para pessoas com deficiência visual - para a ocasião, foram convidados 20 pessoas cegas ou com baixa-visão; 

  • 🇧🇷 Agora falando do Brasil, a Fenty Skin, da Rihanna, pousou nas nossas terrinhas no dia 17 de setembro, com exclusividade na Sephora.

cool finds por sp city

Essa aqui vai pras fit girls 💪 de plantão - eu tô COMPLETAMENTE apaixonada por essa collab entre a Live! e a Veja (antiga Vert) e preciso disso imediatamente!! Há algum tempo estou falando que preciso de um tênis de corrida 🏃‍♀️ mais neutro - por mais que eu ame o meu rosa 💗 hahaha - e achei esse a combinação perfeita entre neutralidade e personalidade <3

this week's trending outfit

Como uma boa louca por streetstyle, não poderia escolher uma ocasião diferente do que as maravilhosas espectadoras da Milão Fashion Week 🍝, que está acontecendo agora (17-23 de setembro) e que certamente será tema foco da news de terça-feira.

Imagem retirada da Elle

Esse look, fotografado por PierGuido Grassano, me chamou a atenção por alguns motivos: em primeiro lugar, ela, a tão falada birkinificação - que ficou especialmente em alta com essa bolsa da Miu Miu. Além dessa tendência, o outfit incorpora muitas outras: ombros estruturados, cores atemporais, blazer oversized e com ombros estruturados, lenço na cabeça e luvas nas mãos 🧤

Lindo, né, bestie? Com certeza irá me servir de inspiração <3

diquinha da semana <3

a blast from the past 

Que tal uma desculpa para voltar aos anos 20 e dress-up 🤵‍♀️, bestie?

A Kura, empresa de projetos, curadoria e eventos, acabou de anunciar sua mais nova experiência: a Kura Zazz, nos dias 19, 20 e 21 de setembro 📆 (eu sei, bem em cima, mas é que a dica é boa!). Dessa vez, vamos voltar aos tempos burlescos, olha só aqui embaixo que legal: 

Eu ainda não fui nessa experiência (vou hoje, hihi), mas a outra que fui da Kura realmente superou, e muito, minhas expectativas!! Quem sabe a gente não se encontra por lá, bestie <3

Até terça-feira, bestie <3 

Stay cool

princess charlotte hello GIF by BBC

Reply

or to participate.