- click cool
- Posts
- Vamos falar sobre Greenhushing? (e muito mais!!)
Vamos falar sobre Greenhushing? (e muito mais!!)
FIRST THINGS FIRST
Sabe aquela frase "creating the life of my dreams"? Eu gosto tanto dela que é até meu plano de fundo.
Enfim, passando para te lembrar que, para chegar na vida que você imagina ter daqui alguns anos, temos que começar com pequenas ações hoje - por mais que, muitas vezes, pareça que não estamos saindo do lugar.
Acredite - estamos sim indo para frente!!
VI NA VOGUE
A BLAST FROM THE PAST
Na semana passada, li o novo relatório da Thredup que dizia que o mercado global de vestuário de segunda mão continuará a crescer, atingindo até US$ 350 bilhões em valor de mercadoria até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12% ao ano.
Fiquei com isso na cabeça e, ao ler a edição de março da Vogue dos Estados Unidos, me deparei com o seguinte artigo (pg. 108): The Thrill of the Chase.
O artigo fala sobre a nova onda do que eles chamaram de "vintage hunters", que, no final do dia, nada mais são do que entusiastas da moda que buscam por peças icônicas de segunda mão. No texto, a Vogue nos explica que, nos dias de hoje, os tais dos vintage hunters não estão esperando garimpar uma peça maravilhosa que lhes surpreenda: quando vão a busca, já sabem exatamente o item que querem. Isso porque, diferentemente de tempos anteriores, algumas peças vintage ficam no hype, e muitas pessoas passam a buscá-las - o que torna-as ainda mais especiais, tendo em vista que a disponibilidade é baixíssima.
Saindo do universo fashion, vamos ao exemplo das câmeras: tenho certeza de que você acompanhou no TikTok o grande boom das câmeras digitais dos anos 2000, que já não são produzidas pelas marcas - como Canon, Nikon e Sony - há anos! A quantidade de garotas buscando por câmeras "vintage" (entre aspas porque me sinto velha falando isso, já que tinha uma na minha infância hahaha) foi tão grande que diversas marcas do mercado passaram a produzir alternativas atuais - como é o caso da Kodak, que bombou no TikTok.

E você, já comprou algum item de segunda mão?
MODA
TINDER? NÃO, GOOGLE.
Ainda que as pessoas façam compras no Google mais de um bilhão de vezes por dia, a empresa está sentindo o peso da concorrência - como a Amazon - quando o assunto é online shopping.
Por isso, a Google resolveu dar uma espiadinha no maior aplicativo de relacionamentos do mundo, o Tinder, e adaptar uma de suas principais funcionalidades: a escorregadinha de dedos.

A ideia principal é que, quando você buscar por algo como "jaqueta jeans feminina" no Google, verá uma nova seção rotulada como "recomendações de estilo", onde poderá avaliar as opções com um polegar para cima ou para baixo ou, se não tiver certeza, pular.
Infelizmente, por hora o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos - mas espero que chegue em breve ao Brasil! Eu vou AMAR brincar de Tinder com roupinhas <3
BELEZA
A SEPHORA ESTÁ "GREENHUSHING" AS MARCAS DE BELEZA?
Quem nunca entrou em uma Sephora e ficou 100% confusa com a quantidade absurda de produtos? Nem se fale então na dificuldade que é entender a qualidade, composição e sustentabilidade de cada um deles!
Bem, tendo isso e a missão da varejista de inspirar a beleza consciente e a transparência das marcas aos consumidores em vista, a Sephora lançou ontem (01/04/2024) dois selos: Clean at Sephora e Planet Aware at Sephora. A iniciativa foi explicada em um painel da ChangeNOW2024 no dia 25 de março de 2024 - que eu assisti inteirinho para você não ter que usar seu tempo precioso com isso :) Segue o fio:
A conversa rolou entre Deborah Yeh, CMO global da Sephora, e duas marcas parceiras convidadas que possuem diversas iniciativas sustentáveis: Glow Recipe e Caudalie (sou apaixonada pelas duas, por sinal).

Mas, afinal, vamos entender o que significa cada um dos selos criados?
Clean at Sephora: esse selo representa marcas que estão atingindo os maiores padrões de regulamentação sustentável e comprometendo-se a evitar certos ingredientes;
Planet Aware at Sephora: representa marcas que estão comprometendo-se em quatro diferentes tópicos relacionados à sustentabilidade, sendo eles formulação/ingredientes/matéria-prima, embalagem, corporativo e transparência ao consumidor. Para receber o selo, é preciso endereçar pelo menos 30 critérios dentre os 4 tópicos.
Mas, o que abrange exatamente cada um desses quatro pilares?
Formulação/ingredientes/matéria-prima: aqui, está relacionado sobretudo ao banimento de alguns componentes que são negativos ao meio-ambiente;
Embalagem: reduzir ao máximo as embalagens, além de investir em modelos circulares;
Corporativo: como construir um ambiente sustentável em toda a empresa, além de medir os impactos gerados pela marca (como através da pegada de carbono);
Transparência ao consumidor: engajar os consumidores, ao compartilhar informações sobre o meio-ambiente e as maneiras através das quais as marcas estão colaborando. Para que o tópico de sustentabilidade siga firme em diante, é importantíssimo o apoio e compreensão dos consumidores.
Atualmente, existem mais de 500 marcas na Sephora, e aproximadamente 130 delas possuem o selo Clean at Sephora. Enquanto isso, apenas 40 são certificadas como Planet Aware at Sephora. Isso nos mostra que, sim, ainda existe uma longuíssima jornada pela frente - mas a ideia é que esses selos sirvam justamente como guias para as marcas que desejam tornar-se mais sustentáveis no futuro.
O mais legal de tudo isso é que os selos são indicadores globais: em qualquer país do mundo que você encontrar uma Sephora verá esses mesmos padrões, o que facilita - e muito - a vida do consumidor no momento da escolha. Desde ontem, a novidade já está sendo implementada na América do Norte e na Europa, e chegará ao restante do mundo em breve, finalizando sua jornada na China em 2025.
Se você ainda está se perguntando, a resposta para o título desse bloco é sim, a Sephora está, de fato, "greenhushing" (ou seja, apressando iniciativas de sustentabilidade) as marcas de beleza. Segundo Elizabeth Sturcken, diretora de parcerias corporativas do grupo de defesa climática Environmental Defense Fund, que trabalhou com a Sephora em sua estratégia de ingredientes limpos, "Realmente precisamos envolver todos nesta jornada, e isso deve ser visto como algo convincente do ponto de vista empresarial, da marca e do engajamento da marca", em tradução livre.
Não sei vocês, mas estou animadíssima para esses selos - intuitivos e simples - chegarem ao Brasil e eu poder fazer escolhas conscientes e informadas de forma mais rápida e prática!!
LIFESTYLE
O QUE A LVMH E AS OLIMPÍADAS TÊM EM COMUM?
Bem, além dos jogos de 2024 serem sediados em Paris, capital fashion do mundo, a LVMH será parceira oficial do evento.
Mas o que esses dois mundos têm a ver?
Segundo Pietro Beccari, CEO da Louis Vuitton, "Alcançar o impossível é um sentimento compartilhado pelos atletas, e essa atitude também é a da Vuitton, um espírito de positividade e otimismo", em tradução livre.
Na prática, o que essa parceria significa?
O design das medalhas será desenvolvido pela joalheria Chaumet, do grupo LVMH;
A marca Berluti já criou 1.400 outfits para a delegação francesa utilizar em diversas cerimônias - já pensou ser da delegação francesa?? Que sorte, ein!!;
A Moët&Chandon da LVMH vai lançar garrafas decoradas com a bandeira francesa;
Por fim, mas não menos importante - e particularmente minha parceira preferida - os baús da Louis Vuitton serão utilizados para proteger e exibir a tocha olímpica e as medalhas.

Além de toda essa produção, a LVMH assinou com 7 atletas, que serão seus embaixadores durante os Jogos Olímpicos: Enzo Lefort (esgrima), Timothée Adolphe (corredor para-atleta), Antoine Dupont (rugby), León Marchand (nadador), Mélanie de Jesus dos Santos (ginasta), Pauline Déroulède (tenista para-atleta) e Marie Patouillet (ciclista para-atleta).
Não sei vocês, mas estou ANIMADÍSSIMA para dar uma espiada nos lookinhos criados pela Berluti - que saem apenas mês que vem… Vamos ficar de olho!!
QUICK STATUS
ALÉM DESSAS NOTÍCIAS, TOP 1O HEADLINES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSA SEMANA
Alessandro Michele é nomeado novo diretor criativo da Valentino, mas a marca não apresentará desfile em junho;
Sol de Janeiro lança linha de protetor solar com a embaixadora Sofia Richie;
Calvin Klein se junta a Vicunha para lançar peças de algodão regenerativo;
Maquiador de Lana Del Rey lançou sua própria marca de maquiagem no dia dia 27/03/2024;
Elle anuncia quem serão as homenageadas do "Women of Impact 2024";
Retorno da Life Magazine? É o que buscam Karlie Kloss e Joshua Kushner;
DICA DA SEMANA
CARRIE, CHARLOTTE, MIRANDA E SAMANTHA NA NETFLIX!
Para as amantes da icônica série "Sex and the City" - ou para aquelas que sempre quiseram assistir, mas nunca conseguiram por não terem HBO Max - tenho uma ÓTIMA notícia!

As seis temporadas do seriado acabam de chegar na Netflix, e são uma opção perfeita para maratonar no final de semana - ou qualquer outro dia hahaha. De forma bastante resumida, a série fala sobre a vida de quatro amigas - com personalidades bastante diferentes - solteiras, na casa dos 30 e residentes de NYC.
E você, é uma Carrie, Charlotte, Miranda ou Samantha girly? Confesso que meu sonho é ser uma Samantha, mas por enquanto é a Charlotte que tem meu coração!!
Gostou, não esquece de compartilhar com as amigas!!
Até terça-feira que vem, bestie <3
Stay cool
Reply