- click cool
- Posts
- vamos falar sobre microtrends?
vamos falar sobre microtrends?
first things first
Hi, besties 👋 Ué, quarta-feira com click cool?
Pois é: excepcionalmente essa semana teremos a newsletter ✍️ quarta (hoje) e sexta-feira - mas pode ficar tranquila que nas próximas semanas voltaremos a programação normal (terças e sextas-feiras).
Mas não se preocupa: eu sei que você sentiu saudades de mim ontem 🥺, então vamos ao que interessa:
vi na vogue
estamos cansadas de microtrends?
Enquanto lia 📚 meus sagrados artigos da Vogue durante essa semana, me deparei com o seguinte termo que me chamou a atenção: capsule wardrobe 💊(ou, em português, guarda-roupas cápsula). Fiquei intrigada e resolvi pesquisar mais a respeito.
Não é segredo 🤫 para ninguém que nos tempos atuais, em que somos bombardeadas de informações a todo instante, as microtendências tornam-se cada vez mais rápidas 🏃♀️ - inclusive, já falamos sobre isso em edições passadas da click cool. É muito fácil cairmos no ciclo vicioso de comprar 🛍 tendência atrás de tendência e nunca ter nada para vestir (mesmo com o guarda-roupas lotado).

É nesse contexto que temos o boom do capsule wardrobe 📈 - e confesso que eu faço parte do time que ama peças básicas 👖 e atemporais 🕰, estilo bastante inspirado pelo "quiet luxury", que eu tenho certeza que você já ouviu falar no tiktok.
Logomania significa que você tem que usar algo diferente todos os dias, e se já foi visto usando uma peça chamativa, pode ser que nunca mais a use novamente. Esse tipo de consumo de moda simplesmente saiu de moda.
E, de fato: roupas básicas são fáceis de serem combinadas com diversas outras peças do guarda-roupas e precisamos dispor menos energia ⚡️ na hora de montar um look - além do fato de gastarmos menos dinheiro 💰 do que se ficássemos comprando trend atrás de trend (ou pelo menos na teoria).
Como assim "pelo menos na teoria"?
Bem, de acordo com a Gitnux, dois bilhões (sim, BILHÕES) de camisetas brancas são vendidas globalmente a cada ano 📈 - o que causa uma grande preocupação ambiental ♻️. Tenho certeza de que você já reparou que, hoje em dia, todas as fashion brands femininas vendem a mesma regatinha branca (sim, a que você está pensando mesmo! Aquela de alça grossa). Será que precisamos de tantas assim 🤷♀️?
Segundo Jazmine Brown, fundadora da plataforma Sustainable Baddie, "ninguém precisa de um milhão de camisetas no armário que vão se desmanchar após algumas lavagens ou que não tenham qualidade", em tradução livre. Nesse sentido, um guarda-roupas cápsula 💊, que à primeira vista pode ajudar (e muito) na sustentabilidade por ir no sentido oposto do consumismo, acaba tendo o efeito reverso.
Ninguém precisa de um milhão de camisetas no armário que vão se desmanchar após algumas lavagens ou que não tenham qualidade.
Por isso, bestie, não saia comprando 🛍 básicos desnecessários e que não fazem parte do seu estilo - um guarda-roupas sustentável não necessariamente é formado por peças brancas, pretas, marrons e cinzas. Segundo Alyssa Beltempo, stylist de slow fashion, "esse tipo de marketing reforça a ideia de que um guarda-roupa cápsula ou um armário sustentável deve ter uma aparência específica – cheio de básicos, neutros, clássicos", em tradução livre.
Esse tipo de marketing reforça a ideia de que um guarda-roupa cápsula ou um armário sustentável deve ter uma aparência específica – cheio de básicos, neutros, clássicos.
let's talk fashion
autoria, representatividade, acessibilidade e sustentabilidade
Lembra da Casa de Criadores que já comentamos por aqui? Então, na semana passada (30/07) foi encerrada sua 54ª edição. Vamos entender melhor essa história?
A Casa de Criadores é um dos eventos de moda 💃 mais relevantes do Brasil 🇧🇷 e tem como missão promover novos talentos nacionais e apoiar a ascensão 📈 de designers emergentes - tudo isso dando espaço para a moda autoral de forma representativa, acessível e sustentável. A edição 54 contou com seis dias de desfile e, ao todo, ofereceu espaço para cerca de 10 estilistas transgênero e marcas que abordam questões raciais em suas narrativas, segundo press release.
A questão principal da edição girava em torno da palavra "catarse" e buscava promover um debate em relação a "qual sentido da moda?".
Agora que você já está por dentro do que é a Casa de Criadores, que tal vermos alguns dos highlights da edição?

Alexandre Herchcovitch, NotEqual e Ofegallery na 54ª edição da Casa de Criadores, respectivamente. Imagens retiradas do Google.
Eu não sei você, bestie, mas fiquei completamente apaixonada pelo look cherry 🍒 da NotEqual <3
let's talk beauty
beleza dos deuses (literalmente)
As Olimpíadas continuam a todo vapor e confesso que só consegui prestar atenção em uma coisa nesses últimos dias - na beleza das meninas da ginástica artística 🤸♀️. Vocês perceberam o quanto elas arrasaram nos delineados, strass e glitter ✨?
além de tudo o delineado perfeito rebeca mãe de uma nação
— ellen (@holyfvuck)
6:10 PM • Jul 30, 2024
Nossa rainha, Rebeca Andrade, entregou (e muito) nas maquiagens das competições: nas classificatórias usou um delineado gráfico duplo metálico nas cores da nossa bandeira 🇧🇷! Já para a final por equipes, optou por um delineado duplo com pedraria. Para o collant amarelo 💛 na final individual geral, combinou os olhos com o look e arrasou! Para o salto, estava simplesmente maravilhosa com as cores metalizadas inspiradas na nossa bandeira. Na trave, também não deixou para trás! E pra fechar, a maquiagem do solo também foi combinada com o collant (dessa vez em azul 💙). Confere aqui embaixo 👇

Maquiagens de Rebeca Andrade nas classificatórias, final por equipes, final individual geral, final de salto, final da trave e final do solo, respectivamente. Imagens retiradas do Google.
Mas ela não foi a única que arrasou e a maquiagem das demais ginastas maravilhosas da equipe também foram comentadas nas redes sociais 📱:
galera e o delineado dela tá INTACTO depois daquele tombo sério qual produto ela usa
— giovanna ⎈ 🇧🇷 (@spidersmorales)
7:45 PM • Jul 30, 2024
Aqui embaixo, as minhas preferidas 👇

Delineado com pedrinhas de strass da Julia Soares, delineado iluminado da Flávia Saraiva e delineado preto clássico (e super chique) da Lorrane Oliveira, respectivamente.
E, mais uma vez, vemos os crossovers (incríveis) entre os mundos da beleza 💄 e do esporte 💪, né bestie? Eu se fosse marca de maquiagem já estava correndo 🏃♀️ com uma proposta de patrocínio….
quick status
fora esses, top 10 headlines que você precisa estar por dentro
📉 Breve recap dos resultados semestrais: a Prada continuou a superar o mercado, com um aumento de 17% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo €2,55 bilhões. Em comparação com concorrentes da indústria, como Kering, LVMH e Richemont, o grupo conseguiu desafiar a desaceleração no mercado de luxo: as vendas da Miu Miu dispararam 93% no mesmo período, mantendo sua forte trajetória de crescimento. Enquanto isso, a Armani divulgou que suas receitas no primeiro semestre deste ano caíram em dígitos únicos e a Ferragamo registrou uma queda de 12,8% nas receitas, alcançando €523 milhões no primeiro semestre de 2024, devido às dificuldades enfrentadas no mercado asiático e nas vendas por atacado;
💃 Resumão artístico: Dua Lipa e YSL Beauty se unem para o lançamento de sua mais nova fragrância; a linha de cuidados para o cabelo da Blake Lively já chegou chegando; e a Jimmy Choo anunciou a Victoria Song como sua mais nova embaixadora global;
🤫 Fofoca de luxo: supostamente a Burberry está em busca de um novo presidente;
🤖 Elon Musk ataca novamente: e dessa vez no universo fashion;
🇯🇵 Shiseido de cara nova: Kentaro Fujiwara será o novo CEO a partir do dia 1º de janeiro. O conglomerado reúne marcas como Drunk Elephant e Nars;
💸 Falando em grandes grupos: agora o Grupo L'Oréal é dono de 10% da Galderma;
🤴 Novo diretor criativo na área: David Koma é o novo nome escolhido para estar por trás da Blumarine;
🤝 União de gigantes: a Pucci e a Guerlain se juntaram para a criação de uma coleção cápsula de maquiagem e eu já estou apaixonada!;
🎶 Eu peço respeito com a minha família: a We Pink está indo para os Estados Unidos;
💄 Em busca de inovações: a Estée Lauder e o TikTok se juntam para encontrar a próxima "big beauty innovation".
glossário click cool
chic desert aunt
São tantas microtendências que vão e vem no TikTok que é fácil de se perder nos nomes: mob wife, clean girl, librarian core e por aí vai. Mas confesso que dei uma risada 🤣 sincera quando me deparei com a seguinte estética: chic desert aunt.
@allisonbornstein6 #styletips #stylist #chicdesertaunt #desertaunt #threewords #threewordmethod #3words #aesthetic
Assim como a Allison explica no vídeo, o visual é inspirado na sua tia, que usa tons terrosos, tecidos naturais, um colar artístico marcante etc — uma vibe boho dos anos 70 🕺 (que por mais que esteja em alta agora, sua tia tem usado há anos de forma não intencional!)
Ela tem peças muito sofisticadas e atemporais, mas também é super divertida e quer dar um toque especial às coisas. Ela vai vestir uma blusa de linho muito chique, mas vai adicionar um colar incrível que sua amiga do Arizona fez para ela.
Quer uma referência mais visual? Então olha esse moodboard que viralizou no tiktok 👇

Captura de tela do TikTok de @allisonbornstein6
Confesso que achei mega boho e o nome criativíssimo (e capaz de te tirar uma risada sincera hahaha). E você, gostou dessa estética?
E, ah! Não esquece de falar para as besties que se inscreverem na news através do seu link do referral program que elas devem confirmar ✅ através do email automático a inscrição para que seja contabilizada certinho :) E não esquece de checar o spam!
Até sexta-feira, bestie <3
Stay cool

Reply