- click cool
- Posts
- Vamos falar sobre a obsessão por proteínas?
Vamos falar sobre a obsessão por proteínas?
FIRST THINGS FIRST
Hi, bestie!! 👋
Passando na sua caixa de entrada no meio do feriado para te lembrar que sua saúde é um investimento, não uma despesa - por isso, cuide de si mesma com muito amor e carinho <3
Imagem retirada do Pinterest
Dito isso, vamos para a news? Hoje é dia de let's talk fitness - que sempre tem muitas diquinhas de autocuidado!!
NOW TRENDING
ANIMAL PRINT E SEUS MIL FORMATOS
🐆 Que o animal print está em alta, você já sabe: seja em acessórios, calças jeans, blusinhas ou casacos, ele tem dominado a cena fashion nos últimos tempos!

Imagens retiradas do Pinterest
💅 Mas aposto que você ainda não viu a novidade da vez: animal print is coming for your nails!! Sim, além de dominar o mundo da moda, tem conquistado seu espaço na beleza!
E você, vai aderir a essa unha cool ou vai deixar a oncinha apenas para o guarda-roupas?
PERGUNTA DAS BESTIES
✈️ Bestie, vou viajar, mas fico muito confusa com a quantidade de marcas de maquiagem que tem na Sephora gringa. Me ajuda com quais realmente valem a pena dar uma olhada melhor?
Oi, bestie <3
Amei essa pergunta - afinal, é algo que eu também já sofri muito no passado kkkkkk
💄 Mas, desde que minha família se mudou para os Estados Unidos, tenho ido muito para fora e acabei ficando por dentro das marcas gringas. Por isso, tenho algumas diquinhas que valem a pena dar uma boa olhada - e separei aqui as minhas top 15:
Bobbi Brown: eu sou apaixonada por essa marca - além dos produtos serem divinos, o cheirinho é a coisa mais maravilhosa que já senti em toda minha vida;
Charlotte Tilbury: talvez ela ganhe o prêmio de minha marca preferida de maquiagem. Se fosse para indicar produtos específicos, certamente focaria nas linhas Flawless (para a pele) e Pillow Talk (para os lábios);
Gisou: além de super aesthetic, os produtinhos para cabelo são incríveis e merecem sua atenção!;
Glossier: eu estou numa era completamente viciada na Glossier - e não viveria sem meu balm fiel escudeiro;
Hourglass: tenho certeza de que você já viu alguns produtinhos da Hourglass viralizados no TikTok - como o famoso corretivo - e eu posso te confirmar que vale todo o hype!!;
Huda Beauty: como falar de marcas gringas e não falar do famoso pó da Huda Beauty? Esse vale a pena, bestie!;
Laneige: os balms da Laneige estão completamente em alta nos Estados Unidos e eles realmente valem a pena - além de serem muito cheirosos;
Make Up Forever: sou viciadaaaaa na Make Up Forever e estou LOUCA para comprar a paleta de básicos para a pele;
Makeup by Mario: não tem nada que eu tenha comprado da Makeup by Mario que eu não tenha ficado completamente apaixonada, todos os produtos tem altíssima qualidade;
Merit: essa marca com certeza merece mais hype do que ela tem, então não deixe de dar uma conferida nos produtinhos, bestie!;
Natasha Denona: talvez a minha paleta de sombras preferida da vida seja essa aqui da Natasha Denona;
Patrick Ta: ta aí outra marca que consegue ser impecável em todos os produtos - mas se eu tivesse que levar um para o resto da minha vida, seria essa duplinha de contorno/bronzer;
Tarte: tá, acho que a Tarte fica empatada com a Charlotte Tilbury nas minhas marcas preferidas de maquiagem. Seja corretivo, a linha para boca Maracuja Juicy ou qualquer outro produto, a Tarte sempre entrega!!;
Tower 28: comecei a consumir da Tower 28 recentemente e estou completamente viciada nesses gloss;
Westman Atelier: essa dica é mais carinha, mas vale seu investimento. A Westman Atelier é uma marca de maquiagens premium, com ótima textura e durabilidade!
Espero que tenha te ajudado, bestie! E depois não esquece de me contar quais produtinhos você comprou 🛍
LIFESTYLE: LET'S TALK FITNESS
IS IT ALL ABOUT PROTEIN?
POR: BRUNA CALLEGARI
🥣 Você também percebeu o movimento do mercado nos últimos anos em direção às proteínas? Parece que todos os produtos existentes, agora tem uma versão proteica. Mas por que os consumidores parecem de repente ter ficado obcecados com suas metas de proteína?
O boom dos produtos proteicos se deve a uma mudança de comportamento do consumidor que foi de encontro com uma bela sacada no reposicionamento das marcas.
🥯 As novas rotinas de trabalho e expansão do delivery moldaram os hábitos alimentares em busca da praticidade. Assim, vimos uma snackificação da alimentação atual, com 6 a cada 10 consumidores alegando preferir comer mais pequenas refeições/snacks ao longo do dia, do que menos refeições em porções maiores, segundo estudo da Mondelez de 2023.
E a busca mais intensa por vida saudável (com a procura por soluções rápidas e práticas para o bem-estar sendo uma tendência para 2024) alinhada com o poder de influência das redes sociais, fez com que muitas marcas atingissem os consumidores - por meio dos influenciadores - em um ponto chave: no lifestyle.
Analisando esse movimento, as marcas fitness decidiram mudar. O que antes tinha uma estética e posicionamento 100% voltado para suplementação, músculos e academia, acabou adotando abordagens mais amplas, focando em saúde, estética, bem-estar e longevidade para o público geral.
E não apenas migraram para o fitness mais holístico, como também começaram a explorar posicionamentos de lifestyle que abrangem temáticas além do produto. Hoje, analisando o mercado saudável, podem ser identificados três principais atributos: o urbano/fun; o sustentável/engajado; e o sofisticado.

Estética urbana/fun no mercado saudável.

Estética sustentável/engajada no mercado saudável.

Estética sofisticada no mercado saudável.
O caso BOLD
Para quem não conhece a BOLD (e mora em Júpiter), ela é uma marca de barras de proteína, que simplesmente revolucionou o mercado com uma estratégia incrível.
A empresa nasceu em 2018, como Bold Nutrition, com foco em suplementos para performance. Bom, o primeiro ano foi um choque e o fundador percebeu que, sem uma pesquisa de mercado para entender o que os consumidores estavam buscando, o negócio provavelmente não iria para frente.
Em uma viagem aos Estados Unidos percebeu uma movimentação do setor em busca do sabor, atrelado à saudabilidade, que criava um substituto funcional para aqueles que não queriam comer doces ou chocolates. E aí que veio a grande sacada, que resultaria no baita sucesso da marca.
O nome mudou para Bold Snacks, a identidade visual ficou colorida e mais leve e o apelo à performance se transformou no discurso "gostoso e saudável". Assim, os produtos começaram a ganhar espaço como sobremesa e o investimento em influenciadores deu muito certo 🍫
@bold.snacks Quem viveu, sabe… @MALU BORGES @Manuela Cit #BOLDSalvaNoLollaBR #boldtok #boldsalva
A forma inusitada de consumo de derreter a barrinha por 20s no microondas casou perfeitamente com a sensação de desejo que a Bold queria passar e em pouco tempo transformou a maneira como as pessoas consomem e enxergam os produtos fit. O que antes era visto com um estereótipo negativo do saudável (ruim, sem graça), passou a ser associado ao sabor, desejo e lifestyle cool.
Proteínas. O que são, onde vivem, o que comem?
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nos seres vivos. E, acredite, elas vão muito além dos músculos! 💪
Enzimas, alguns hormônios, hemoglobinas, colágeno e queratina são alguns tipos de proteínas presentes no nosso corpo. Elas atuam no crescimento, digestão, imunidade, transporte de substâncias, além de, claro, no movimento e crescimento dos músculos.
Elas são formadas através da ligação de vários aminoácidos - cada combinação forma uma proteína diferente, com funções e atividades distintas. De todos os aminoácidos, 20 deles são necessários para formar as proteínas nos seres vivos e 9 são considerados essenciais, pois não podem ser sintetizados pelo nosso corpo (têm que ser ingeridos).
🥩 E dependendo da presença desses 9 aminoácidos nas proteínas dos alimentos, elas são consideradas de maior ou pior qualidade - provavelmente você já ouviu falar que as fontes de proteína animal são mais completas que as fontes de origem vegetal, né?
🍛 Isso acontece porque elas têm um perfil mais completo de aminoácidos essenciais (por isso a importância da diversificação em dietas plant-based, já que a simples deficiência de um aminoácido impossibilita a síntese de proteínas pelo organismo - já viu algum vegano comer arroz sem feijão?).
Mas vamos falar um pouco mais da prática. O que elas têm a ver com cada um dos objetivos do pessoal fit?
🥗 Na dieta para emagrecer, ou seja, em déficit calórico, há uma maior degradação das proteínas musculares, principalmente em déficits muito grandes e em dietas low carb. Por isso, a ingestão de proteínas no máximo recomendado é de extrema importância para preservar a massa muscular; ao mesmo tempo que promove maior saciedade, o que facilita a restrição calórica.
🏋️♀️ Na dieta para hipertrofia, ou seja, em superávit calórico, essa saciedade não é tão interessante, já que pode atrapalhar a ingestão correta de carboidratos, que têm efeito significativo na redução do catabolismo muscular (degradação de proteínas musculares) e na melhora da performance nos treinos - afinal, não dá pra crescer sem treinar bem, né?
🏃♀️ Para a galera do endurance, as proteínas têm grande importância na recuperação muscular e na otimização da capacidade aeróbica. Mas, as recomendações são um pouco menores do que para os que visam hipertrofia, para evitar desconfortos gastrointestinais e não atrapalhar o consumo de carboidratos
🥪 Na vida sem dietas, é necessário prestar atenção na ingestão de proteínas, principalmente para quem faz exercício físico. Como vimos, a síntese proteica é essencial para nossas funções vitais e para nossa recuperação muscular. Por isso, se atentar para uma possível baixa ingestão (por exemplo, fontes de proteína com perfil de aminoácidos essenciais incompletos ou fontes de maior qualidade presentes em poucas refeições) é super importante.
Então eu preciso tomar whey?
Vendo todos esses benefícios das proteínas parece intuitivo, né: quanto mais proteínas mais músculos, certo? Bom, não necessariamente.

Gif by disciple on Giphy
Existe um limite que a proteína consegue gerar hipertrofia muscular. Por isso, aumentar a ingestão para além desse limite não resulta em mais síntese de proteínas, e o excesso de aminoácidos vai simplesmente ser eliminado do seu corpo no xixi…
E também não dá pra viver de barrinhas de proteína e shakezinho pronto. Os suplementos proteicos são excelentes aliados para complementar a ingestão proteica de indivíduos que não conseguem bater a meta através da sua alimentação, ou para aqueles momentos eventuais que precisamos de algo prático para salvar nosso lanchinho.
Porém, se você tiver uma alimentação balanceada e diversificada, provavelmente não terá deficiências e não tem necessidade de consumir suplementos - até porque eles possuem um perfil nutricional mais limitado em comparação com os alimentos in natura, que vão te garantir uma alimentação mais completa em nutrientes.
🥦 E é importante lembrar, eat your vegetables! Nessa chuva de alimentos processados proteicos, a gente pode acabar esquecendo da importância de uma alimentação rica em micronutrientes (vitaminas e minerais). Dependemos deles para facilitar a maioria das reações químicas do nosso corpo e eles têm que ser ingeridos, pois não conseguimos sintetizá-los - mas pode ficar tranquilo que simplesmente adicionar frutas e vegetais nas refeições vai te dar um super aporte e muito mais benefícios do que os multivitamínicos…
Inovações proteicas por aí <3
Mas, como ninguém é de ferro e eu também amo provar produtinhos proteicos bem marketeiros, fiz uma listinha dos produtos mais inovadores que vi por aí:
🥤 Moving, uma bebida proteica levemente gaseificada (tipo um refri proteico), disponível nos sabores de Abacaxi com Hortelã, Limão, Morango com Acerola e Mate com Limão;
🍨 Roomys, uma marca de sorvetes veganos com uma linha proteica, disponível nos sabores de Cookies and Cream e de Chocolate, Amendoim e Caramelo
🥣 The Cereal, um cereal com cerca de 11g de proteínas por porção que promete sabor imbatível! Disponível nos sabores Chocolate, Frutas Vermelhas e Baunilha;
🧋 Dentro Superfoods, uma marca de "ready-to-blend" que tem duas opções de smoothies proteicos veganos prontos para fazer em casa: Piña Protein e Summer Glow;
🍝 Foodz, uma marca inovadora de refeições prontas que traz o extremo da praticidade. Sua linha Du Chef traz três opções de macarrão instantâneo com 25g de proteína, sendo Bolonhesa, Frango com Cogumelos e Mac N' Cheese (todos veganos).
Se cuida <3 te vejo de novo em 15 dias.
Ficou com dúvida? Manda pra gente!
DIQUINHA PRO FDS <3
BATEU A FOME, BESTIE?
😋 Lembra do Taste - festival gastronômico que viralizou em SP no ano passado?
Para a nossa felicidade, ele está de volta!! Seu início foi na semana passada, 24 de maio, mas ainda temos muitas datas pela frente: esse final de semana (31 de maio, 1 e 2 de junho) e o próximo (7, 8 e 9 de junho), lá no Parque Villa-Lobos.
Tá, mas o que tem de tão especial nesse tal de Taste?
Além de experimentar pratos de restaurantes maravilhosos, o festival conta com música, atrações especiais, aulas práticas, palestras, exposições de produtos premium e muito mais!!
Quer saber mais e garantir seu ingresso? Então clica aqui!
Até terça-feira, bestie <3
Stay cool

Reply