- click cool
- Posts
- Vamos falar sobre a febre Y2K?
Vamos falar sobre a febre Y2K?
FIRST THINGS FIRST
Hi, besties!
📆 Semana começando a todo vapor - afinal, quem não fica de bom humor com um feriadinho pela frente?
Tô super animada para dar uma saidinha de SP e respirar ar puro. Mas, e você, quais são os planos para Corpus Christi?
Quais os planos para Corpus, bestie? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
VI NA VOGUE: LIFESTYLE
AS PREPSTERS ESTÃO COM TUDO
📚 Essa semana, estava dando uma lida na Vogue USA de maio - aquela maravilhosa com a capa da Zendaya - e me deparei com um artigo bastante interessante (pg 68-71): o estilo preppy que reinava nos anos 90 está de volta - ou mais ou menos de volta.
🏌️♀️ O preppy style teve seu início nos anos 20 com os uniformes esportivos das escolas particulares da costa leste dos Estados Unidos - bem aquele estereótipo dos filmes, nos quais as famílias mais ricas costumavam jogar esportes como lacrosse (alô Nate Archibald), polo e tênis.

Estilo preppy sendo representado em filmes e séries: Gossip Girl, As Patricinhas de Beverly Hills, Legalmente Loira, Sex and the City, Menina Mimada, Gilmore Girls e As Branquelas.
Acontece que - como podemos ver pelos filmes e séries acima - os lookinhos saíram do universo exclusivamente esportivo e passaram a dominar o Upper East Side (sim, o bairro onde se passa Gossip Girl), com peças como camisas polo, boat shoes, conjuntinhos de tweed e muito mais. O grande motivo? Bem, as it girls dos anos 90 e suas famosas viagens de final de semana para os Hamptons 🏖. Nomes como Marie-Chantal Muller e suas irmãs Alex e Pia; Aerin Lauder; e Tory Burch dominavam a cena fashion e social da época - e, claro, todas eram renomadas prespsters.

Tory Burch nos Hamptons, usando um outfit no estilo preppy
O sucesso era tanto que foi lançado até mesmo um livro oficial do estilo preppy, "The Official Preppy Handbook".

Livro "The Official Preppy Handbook"
Tá, mas por que tudo isso é relevante agora?
Assim como já vimos aqui na click cool, a Miu Miu veio com tudo na estética preppy nas últimas passarelas: boat shoes, camisas polo e saias plissadas tomaram a cena e passaram a ser reproduzidas em marcas de fast fashion (se quiser diquinhas de onde comprar peças nesse estilo, corre para essa edição da newsletter).

Desfile spring/summer 2024 da Miu Miu
🇺🇸 No entanto, um fenômeno interessante - e confuso - tem acontecido nos últimos anos. As garotinhas da middle school estadunidense (equivalente ao fundamental II aqui no Brasil) reviveram a palavra "preppy", mas trazendo um significado diferente do que estamos acostumadas: para elas, o estilo tem menos a ver com esportes historicamente elitizados, e mais a ver com estilo Y2K alá Regina George em Mean Girls.
Minha irmã - que tem 12 anos e mora nos Estados Unidos - é a prova viva: ela já descreveu outfits meus como "preppy" mais de uma vez e, para falar a verdade, eu não entendia muito bem ao que ela estava se referindo. Afinal, eu não estava usando camisas polo ou peças de tweed nas ocasiões em questão. Bom, agora a confusão foi esclarecida :)
E você, bestie, prefere a definição de preppy atual ou dos anos 90? Confesso que eu sou do time 90s preppy.
Prefere a definição de preppy atual ou dos anos 90? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
MODA
A FEBRE Y2K TÁ CADA DIA MAIS CARA….
Que estamos vivendo uma febre vintage você já sabe - afinal, como vimos na edição de 23 de abril da click cool, o mercado secondhand não para de crescer e certamente é a aposta da vez. Mas, até que ponto itens "vintage" realmente valem nosso investimento?
💰 Na semana passada, a Vogue Business dos Estados Unidos publicou uma matéria na qual nos contava que itens de marcas fast fashion estavam sendo revendidos por preços absurdos, pelo simples fato de serem vintage e, portanto, difíceis de serem encontrados nos dias de hoje.
Tênis colecionáveis ou peças de luxo são comumente revendidos por preços bastante inflamados - mas será que a mesma lógica vale para roupas da Abercrombie ou Forever XXI? Bem, eu acho que não - mas se tem gente comprando, quem sou eu para julgar.
🐆 Ainda nesse mês, o TikTok parou com um vídeo (abaixo) que contava que uma hotpant com estampa animal print da Forever XXI estava sendo vendida na Depop (como uma Enjoei dos Estados Unidos) por 298 dólares - isso mesmo, 298 DÓLARES - quando certamente foi comprada originalmente por um preço abaixo de 30 dólares. O mais interessante? Esse não é um caso isolado.
@kaym0neyyy These depop sellers must be stopped
🛍 Para justificar os preços, os revendedores usam palavras como "vintage", "único" e "difícil de achar" - mas será que isso é motivo suficiente para pagar preços absurdos por roupas fast fashion que, por definição, não possuem alta qualidade e são produzidas em massa? Em tempos de microtrends - como é o caso da estampa animal print - em que as pessoas criam o sentimento de "eu preciso ter essa peça AGORA para estar na moda", essa estratégia parece funcionar - por mais que o nível de eticidade da situação possa ser discutido.
E você, bestie, o que acha dessa situação?
BELEZA
BRASIL ON THE TOP
🇧🇷 Todo ano, a Brand Finance lança uma lista das marcas de beleza mais fortes, valiosas e sustentáveis daquele período - e o Brasil não só apareceu, como liderou o ranking das marcas mais fortes, com Natura ocupando a primeira posição.

Ranking desenvolvido pela Brand Finance
Tá, mas o que isso significa?
Segundo o relatório, a marca se destacou em dois pontos principais: fidelidade de seus consumidores, além das altas pontuações em familiaridade, consideração e recomendação.
💄 O fato é um ótimo exemplo da grande potência que é nosso país no mundo da beleza e como devemos ficar de olho em empresas nacionais ainda pequenas, como é o caso da CARE Natural Beauty e da Vênus de Beauté.
Legal ver nosso país bem representado, né bestie?
QUICK STATUS
FORA ESSES, TOP 10 HEADLINES QUE VOCÊ PRECISA ESTAR POR DENTRO!
DICA DA SEMANA
QUER FICAR POR DENTRO DO MUNDINHO VOGUE?
A dica da semana é para as amantes de podcast, assim como eu <3
🎙 Com as hosts antigas de Vogue, Chioma Nnadi e Chloe Malle, o podcast "The Run-Through with Vogue" te leva para dentro do mundinho da revista, trazendo discussões sobre novos designers, assuntos em alta e debrief das edições. É uma conversa bem chill e divertida de acompanhar - por mais que seja em inglês.
Enquanto eu escrevia esse bloco, ouvi o episódio "Vogue's Spring Beauty Update | PLUS Angel Reese Dazzled at the WNBA Draft", que nos conta mais sobre as matérias presentes na edição de maio da Vogue USA - e confesso que adorei saber das curiosidades e me senti íntima das meninas!
Até sexta-feira, bestie <3
Stay cool

Reply